
O Grande Prêmio da Espanha, realizado no fim de semana retrasado, representou um duro golpe nas expectativas da Ferrari para a temporada 2025 da Fórmula 1. A nova regra relacionada à flexibilidade das asas dianteiras, inicialmente vista como um possível trunfo técnico, não trouxe o desempenho esperado — e tampouco se mostrou a “bala de prata” da McLaren, como se especulava.
No entanto, o verdadeiro palco de frustração foi a própria escuderia italiana, que sofreu com desempenho instável e abaixo do esperado em Montmeló. A Ferrari viu rivais diretos ganharem terreno e, com isso, o discurso dentro do paddock começou a mudar.
Lewis Hamilton, por sua vez, já deixou claro que abriu mão de disputar de forma competitiva o restante da temporada contra a principal rival do momento — a Red Bull. O heptacampeão pediu publicamente que a Mercedes direcione seus esforços quase que exclusivamente para o desenvolvimento do carro de 2026, ano em que entrará em vigor um novo regulamento técnico.
O cenário acende o alerta em Maranello e em outras equipes que, apesar de bons momentos pontuais, ainda não conseguiram ameaçar consistentemente o domínio dos líderes do campeonato.