Ouça a Rádio Band FM - Ribeirão Preto aqui!

Ouça ao Vivo!

Notícias

Anvisa alerta sobre canetas de emagrecimento

A Anvisa emitiu um alerta sobre os riscos do uso de canetas para obesidade e diabetes, como Ozempic, Saxenda e Mounjaro, especialmente quando utilizadas sem prescrição ou acompanhamento médico.

A agência investiga no Brasil seis mortes suspeitas e mais de 200 notificações de problemas no pâncreas em pacientes que faziam uso desses medicamentos. Os casos ainda são considerados suspeitos, sem confirmação de relação direta de causa e efeito, mas o aumento recente das notificações motivou o alerta oficial.

Especialistas explicam que muitos usuários dessas canetas já pertencem a um grupo de risco, por conviverem com obesidade e diabetes, condições que naturalmente aumentam as chances de cálculos biliares e pancreatite. Além disso, a perda de peso rápida, que é comum com o uso desses remédios, também pode favorecer a formação de pedras na vesícula, o que pode provocar inflamação no pâncreas.

Outro fator de atenção é o próprio mecanismo de ação dessas canetas, que retardam o esvaziamento do estômago e alteram o metabolismo dos ácidos biliares. A Anvisa também alertou para a circulação de canetas falsificadas no mercado, que trazem riscos ainda maiores à saúde.

A orientação da agência é clara: esses medicamentos só devem ser usados nas indicações aprovadas em bula, sempre com prescrição e acompanhamento de um profissional de saúde. E, ao menor sinal de pancreatite, como dor abdominal forte e contínua, náuseas ou vômitos, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e é necessário buscar atendimento médico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios